Dicas Off Road

O assunto hoje é segurança e, por isso, merece toda a sua atenção. Normalmente não damos muita atenção para os itens de segurança quando compramos um carro. Pensamos na performance, no design e no conforto, mas deixamos de lado esse quesito essencial, responsável por preservar a nossa vida e a dos demais passageiros. E essa época de festas requer todo nosso cuidado, para pegarmos estrada mais seguros.

E para falar de segurança, hoje vamos dar destaque para o airbag, item que merece total atenção, já que é responsável por proteger as vidas em casos de colisões ou acidentes. Seu papel é tão relevante que o acessório deixou de ser opcional e virou uma obrigatoriedade para todos os novos carros no Brasil, em 2010.

Por isso, neste post, vamos falar mais sobre o airbag para que você entenda a importância dele e porque ele se tornou obrigatório para muitos modelos de veículos. Por isso, fique de olho nas dicas a seguir, para você não comer bola com um assunto tão sério: a sua integridade e da sua família!

A importância do airbag vai muito além do que imaginamos..

Estudos apontam que o uso do airbag reduz em 14% as chances de motoristas virarem vítimas fatais em acidentes de trânsitos. Considerando os passageiros, as chances diminuem 11%, números bastante consideráveis, se entendermos que impactam milhares de vidas.

Mas será que ele realmente salva vidas?

A importância do airbag está mais que comprovada. Juntamente do cinto de segurança, ele é uma medida indispensável para salvar a vida das pessoas dentro do carro, já que protege a cabeça, o tronco e o pescoço, de forma eficaz.

Como funciona o airbag?

O airbag é acionado após algumas mudanças bruscas que são enviadas por sensores para o sistema de segurança do veículo, como a deformação do chassi ou a redução de velocidade abruptamente, por exemplo.

Então, quando ocorre algum comportamento abrupto ou pouco seguro, o gerador de gás é acionado e começa a se inflar rapidamente, para proteger o passageiro e evitar grandes impactos.

Por que o airbag se tornou obrigatório?

Os veículos novos no Brasil devem sair de fábrica com o airbag duplo frontal. Ou seja, como dissemos acima, o item deixou de ser opcional e virou obrigatório. As novas diretrizes visam proteger o motorista e o passageiro, já que um carro com airbag reduz as chances de acidentes graves e fatais.

É importante reforçar que a obrigatoriedade do item não substitui o uso do cinto de segurança, já que passageiros que não estiverem usando o cinto, em um acidente, podem se machucar muito, devido ao fato do airbag gerar uma força maior ainda, após o impacto, quando os corpos estão soltos.

Então, para trafegar com segurança, use sempre o cinto de segurança e fique de olho na situação do seu airbag, levando seu automóvel para revisões veiculares com frequência, para que ele não falhe em um momento necessário.

O airbag não é obrigatório para todos os carros em circulação, apenas para os novos modelos. Os veículos que já estavam em circulação têm um período maior para se adequarem à nova legislação, fique de olho.

O airbag tem data de validade?

Pode acreditar, tem sim! E muitas pessoas não sabem disso. A eficácia do item costuma durar de 10 a 15 anos, mas é bom ler o manual do veículo para se certificar do prazo.

Além disso, ele funciona apenas uma vez. Ou seja, após ser acionado, o kit fica inutilizável e precisa ser substituído.

Atenção: se o seu carro está com a luz do airbag acesa, o ideal é procurar uma oficina mecânica especializada, pois isso pode significar uma falha em algum lugar do sistema do airbag, fazendo com que ele fique desabilitado.

Onde ele fica localizado no carro?

Os tipos de airbags mais comuns ficam em frente ao motorista e ao passageiro, normalmente no volante e no painel em frente ao banco do carona e são esses que se tornaram obrigatórios.

Mas há modelos com airbags nas laterais, além da parte traseira do banco do motorista e do carona.

Leve seu carro para uma avaliação com quem entende do assunto

Agora que você conhece mais sobre os airbags, leve o seu carro para uma avaliação com especialistas no assunto e garanta que sua vida e de quem utiliza seu veículo, esteja em segurança!

O Mundo Off Road, além de atuar com turismo 4×4, trata-se de um centro automotivo especializado em picapes, utilitários esportivos, veículos a diesel e carros 4x4 , oferecendo um excelente atendimento. Entre em contato conosco através do WhatsApp, telefone (13) 3349-3424 ou formulário do site e deixe seu carro em segurança com quem é de confiança!

___

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender

 

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?