Dicas Off Road

Em qualquer situação de reboque, o veículo acoplado, que pode ser uma carreta, trailer ou até mesmo outro veículo através de cambão, tem a necessidade por lei de estar iluminado com as mesmas sinalizações do veículo rebocador, sendo elas o farol, freio e setas. Além destas sinalizações, pode-se também transmitir para o veículo acoplado à luz de ré.

Para isso, é necessária uma tomada elétrica macho/fêmea que possibilita a conexão do veículo de reboque com o acoplado.

Conector 12N (tomada macho do lado do reboque)

 

Conector 12N fêmea (tomada fêmea do lado do veículo de tração)

 

A instalação elétrica desta tomada deve ser feita de forma padronizada entre os lados macho e fêmea de forma que os pinos correspondam às mesmas sinalizações. Muitos fabricantes de reboques, ao longo do tempo, criaram seus próprios padrões de ligação.

Acontece que muitas vezes estes diferentes padrões ocasionavam contratempos durante um percurso, quando surgia a necessidade de substituir um dos veículos e um deles possuía posições de pinagem diferente.

Para resolver esta situação, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu no dia 28 de outubro de 2010 criou a norma NBR 11410:2010, onde, a partir deste momento, tanto os fabricantes de reboques quanto os instaladores de engates/eletricistas passaram a adotar esta padronização que garante intercambiabilidade.

Fonte: http://www.abnt.org.br/noticias/3981-engate-automatico-para-caminhoes-reboques-e-semirreboques

Texto: Ronald Ataulo

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