Dicas Off Road

Os veículos 4×4 tem muitos diferenciais em relação aos carros de passeio convencionais, afinal, tratam-se de veículos de alta performance que necessitam ter uma boa desenvoltura em terrenos irregulares.

Mas, é importante tem um bom conhecimento sobre tudo o que o seu off road tem a oferecer e saber quando usar cada um dos recursos. Isso acaba garantindo uma maior vida útil do veículo, evitando acidentes e gastos desnecessários.

Por isso, elencamos algumas dicas para você aproveitar melhor o seu 4×4 e fazer dele um excelente companheiro de aventura.

Como usar corretamente os diferenciais do seu 4×4

01 – Primeiramente, se o seu veículo é do tipo full time, ou seja, com tração permanente nas quatro rodas, fique tranquilo para rodar tanto em terrenos irregulares como em vias pavimentadas.

Porém, se o seu veículo possuir tração 4×2, com a opção de tração nas 4 rodas, jamais rode no asfalto com a tração integral selecionada. Se você tracionar as 4 rodas para rodar no asfalto, o sistema entenderá que ele está em um piso de baixa aderência e transmitirá a mesma velocidade às rodas, o que pode acabar travando o carro nas curvas.

Isso significa que, a função de tração integral deverá ser utilizada apenas quando o carro estiver em estradas de terra, na chuva ou em pisos com baixa aderência.

02 – O mesmo vale para a marcha reduzida: utilize-as apenas em trechos de trilhas pesadas, que possuem atoleiros e ladeiras íngremes. A marcha reduzida pode ser usada para rebocar outro veículo ou também, pode fazer com que o carro multiplique o torque em baixas velocidades, ajudando-o a sair de terrenos sem aderência.

Nos casos onde o freio-motor pode entrar em ação, como em descidas enlameadas, a marcha reduzida também pode ser utilizada. Nessa situação, em vez de brecar o carro, você deverá acelerá-lo para garantir maior atrito sobre as rodas e assim, não perder o controle do mesmo. É importante ressaltar que o veículo deve estar parado na hora do acionamento.

03 – No caso do bloqueio de diferencial, utilize-o quando estiver trafegando sobre uma superfície muito irregular e uma das rodas estiver no solo, e outra girando em falso. O bloqueio de diferencial anulará a sua função, de distribuir igualmente o torque às rodas, além de aumentar o atrito apenas daquela que está no chão.

04 – A função overdrive, disponível em diversos veículos automáticos, é uma sobremarcha responsável por manter o giro do motor em baixa e otimizar o consumo de combustível na cidade. Porém, em terrenos off road, seu uso não faz sentido, por isso ela pode ser desabilitada.

A função overdrive pode atrapalhar o desempenho do seu veículo nas trilhas, quando se está ganhando velocidade, mas ainda precisa de torque para ultrapassar o próximo obstáculo. O que ocorre, é que o câmbio entende que você precisa subir a marcha, quando, na verdade, você ainda precisa de força para sair daquela situação.

Não deixe de se aventurar!

Agora que você já recebeu algumas dicas de como utilizar os recursos do seu 4×4 sem prejudicar o seu veículo, é hora da próxima aventura. Entre em contato com a nossa equipe e veja quais serão nossas próximas expedições, cursos e tire suas dúvidas!

—-

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender.

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

Você também
vai gostar